Placa Preta

O novo código deixou os antigomobilistas assustados, sem saber o que fazer, pois os veículos antigos não poderiam acompanhar o rigor estabelecido, a não ser com grandes modificações e adaptações, ferindo assim a originalidade dos mesmos. Foi quando alguns clubes de São Paulo se uniram e tomaram a iniciativa, e com o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos, agendaram reuniões com autoridades ligadas ao assunto, como os Deputados Getúlio Hanashiro e Ary Kara José, o Dr. Orlando Miranda Ferreira - Diretor do Detran-SP e o Major Luiz Flaviano Furtado - Diretor de Fiscalização do Detran-SP.
    Em todas as reuniões foi ressaltada a importância histórica e cultural dos veículos antigos, sendo o objetivo fundamental dos participantes antigomobilistas, a regulamentação da lei que institui a placa preta, sem as restrições da lei assinada pelo Presidente Itamar Franco.
    O grupo chegou até Brasília - DF com o Diretor do Contran o Dr. José Roberto de Souza Dias, e a partir daí, com novas reuniões.
    O antigomobilismo brasileiro obteve a grande conquista com a publicação da Resolução - 56 do Contran, de 21 de maio de 1998, e a Portaria - 003 do Denatran, de 08 de junho de 1998. Ficou então regulamentada a Placa Preta, para veículos antigos.


» Porque trocas as placas dos veículos antigos

    Pela regulamentação do Novo Código Brasileiro de Trânsito, os veículos lacrados com placas pretas tem as seguintes vantagens:
* Dispensa da Inspeção  Veicular.
* Dispensa do uso de equipamentos obrigatórios, homologados posteriormente a fabricação do veículo.
* Livre trânsito em todo o Território Nacional.
* Classificação do veículo como "Veículo de Coleção",.

» Como obter a Placa Preta

    O Fusca Clube® do Brasil é autorizado a emitir o Certificado de Originalidade de Veículos Antigos pelo DENATRAN desde 10 de abril de 2002, conforme publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) ano CXXXIX, nº. 68 de 10/04/2002, página 46 (ver www.denatran.gov.br/download/Portarias/2002/PORTARIA22-02.rtf). 
    De acordo com os itens apontados em uma planilha, que considera isoladamente itens originais de fábrica, tais como: mecânica, elétrica, carroceria, cor, adornos e acessórios, conferindo assim uma somatória de pontos, (no mínimo 80 de 100 pontos), que possibilita a confecção do "Certificado de Originalidade" do veículo, garantindo assim o direito de lacração com placas de coleção, (pretas).
» Dúvidas sobre Documentação, Vistoria, Ítens excludentes ?

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Placa Preta
» Documentos necessários - Taxas
* O veículo deverá estar com placas cinzas.
* DUT (xerox com seguro obrigatório pago).
* DPVAT
* Estar em dia com a anuidade do Fusca Clube.
Taxa de Vistoria e emissão do Certificado de Originalidade
   - Visita em Domicílio - Grande São Paulo = somente por telefone ou e-mail.

O Fusca Clube do Brasil não efetua os serviços de despachante e lacração, ficando estes a critério do associado.

Somente pessoas autorizadas pela Comissão de Vistoria para Veículos de Coleção podem realizar vistorias.

    As vistorias são feitas sómente aos Sábados na
Sede Adminstrativa do Fusca Clube do Brasil mediante agendamento prévio pelo fone (11) 3207-1950, com Ana Paula.
    Realizamos vistorias em domicilio.

    Se você é de outro Estado, aconselhamos que acesse o site da FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos, e procure um clube filiado mais próximo de você.

Federação Brasileira de Veículos Antigos - FBVA : www.fbva.com.br