sábado, 6 de outubro de 2012

Novo Fusca chega em novembro


Nova geração do Beetle resgatará nome de clássico nacional. Preço será divulgado no Salão de SP


Nova versão do Beetle sofreu adaptações para o mercado nacional e recebeu o nome Fusca (foto: Renata Viana de Carvalho/Autoesporte)
A suspeita já pairava no ar. Mas dia 25 de Setembro, a Volkswagen realizou evento em São Paulo para oficializar a nova geração do Beetle no Brasil. A novidade é que o compacto resgatará o nome de um dos maiores clássicos brasileiros: Fusca. O preço ainda não foi confirmado, mas o lançamento do compacto acontecerá no Salão do Automóvel, que abre as portas para o público no dia 24 de outubro. As vendas terão início na semana seguinte.
Com motor 2.0 TSI de 200 cavalos de potência, o modelo poderá ser equipado com câmbio automático DSG ou manual, ambos de seis marchas. Haverá diversas opções de cores internas e externas. O novo Fusca vai ter seu maior apelo na esportividade e virá importado do México - mais precisamente da fábrica de Puebla. Segundo a marca alemã, o modelo é capaz de chegar aos 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h.
Lançado no Salão de Xangai de 2011, o Beetle recebeu um tratamento especial da VW, que permitiu que o modelo fosse vendido em cada país com o seu "apelido" local. Por isso mesmo ele voltou a ser Fusca por aqui, Coccinelle na França e Maggiolino na Itália, entre outros.
No documento e na traseira, um só emblema: Fusca (foto: Renata Viana de Carvalho/Autoesporte)
Legado
Membros da Confraria do Fusca, presentes ao evento, aprovam o retorno do nome. "A silhueta é a mais próxima desde o surgimento do Beetle", diz Francisco Varca Júnior, dono de oito Fuscas, um Beetle e uma coleção de 1843 miniaturas de do ícone brasileiro. Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da Volkswagen, disse que o nome foi muito estudado e aprovado em clínicas. "Tem a ver com o carro, com a marca. Faz parte da história de vida de muitas pessoas", diz.  Para ele, o Fusca vai atingir todo o público que busca um carro de nicho, independentemente da idade. Quem busca esportividade e design.
O Fusca original começou a ser fabricado no Brasil em 1959 com o nome VW Sedan. Começou com índice de nacionalização de 54%, montado em São Bernardo do Campo (SP) com motor 1.200 de apenas 30 cavalos. Mas logo passou a ser oferecido em outras versões mais animadas, além de dar início a uma família da qual fizeram parte Sedan 1.600, TL e Brasília. Saiu de produção em 1986, mas em 1993 o simpático carrinho foi ressuscitado pelo então Presidente da República, Itamar Franco. Essa nova fase durou pouco, apenas até 1996, quando sua produção foi definitivamente encerrada.
Em 1997, a VW lançou nos EUA a nova geração do modelo. Batizada de New Beetle, a nova versão do carro foi vendida no Brasil sem utilizar seu nome nacional e teve até versão conversível. A produção seguiu até o início de 2011, quando a VW oficializou o novo Beetle, que abandonou o "New" de seu nome.


Versão norte-americana do New Bettle apresentada em abril do ano passado

O preço ainda não está definido, mas o novo Fusca -- que será importado do México (onde custa o equivalente a R$ 52.500 na configuração que vem ao Brasil), dentro da cota que permite a chegada sem o ônus do IPI elevado pago por importados de outras partes do mundo -- receberá o rótulo de modelo "premium", ao lado de Jetta TSI (com quem divide plataforma, motor 2.0 a gasolina com turbo e 200 cavalos de potência e câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas), Tiguan, Passat e Touareg. Assim, é certo que custará mais que os R$ 50 mil pedidos pelo agora velho New Beetle. Para comparar, o Jetta topo da gama citado acima custa R$ 83.500 aqui (e o equivalente a R$ 54 mil por lá).

Foto: diculgação

De início, haverá apenas uma configuração, a Sport, com rodas de 17 polegadas, teto solar elétrico panorâmico, spoilers, 15 LEDs em cada um dos faróis, interior bicolor e sistema de som especial (ainda não está se confirmado se haverá a opção de levar para casa o equipamento de alta definição que leva o nome da marca de guitarras Fender). Com este pacote, 4,27 metros de comprimento, 2,53 m de entre-eixos e tendo como rivais modelos chique/descolados, como Citroën DS3 (R$ 82.200), Audi A1 (de R$ 95 mil a R$ 115 mil) e Mini Cooper (de R$ 127.500 a R$ 140 mil), podemos apontar um patamar que vai de R$ 80 mil a R$ 100 mil para o preço do Fusca




Foto: diculgação


Foto: diculgação


Neymar posa entre o diretor de comunicação da VW André Senador e a atriz Guilhermina Guinle

fonte: Uolcarros e Uol
fonte: Autoesporte