Trata-se de um carro produzido em 1948 por Preston Tucker, um jovem que estava idealizando um sonho de sua vida toda, um carro seguro, barato e revolucionário.
Barato, pois seu objetivo era construir um carro que fosse acessível para a população em geral, seguro e revolucionário foi o primeiro carro a possuir cinto de segurança, seu para brisa era fixado com um material especial que quando o veiculo sofresse algum impacto ele saltava evitando assim possíveis ferimentos, seu painel era todo acolchoado para evitar ferimentos, possuía motor traseiro uma inovação para a época, e a característica mais notável dele um farol central conhecido como Cyclops Eye, um terceiro farol que movimentasse junto com o volante auxiliando nas curvas, sem contar suas linhas aerodinâmicas revolucionarias para a época.
Porém todas essas qualidades serviram para acabar como o sonho do jovem Preston Tucker, tudo começou quando os três grandes (Chrysler, Ford e GM) perceberam que o Tucker seria uma ameaça para seus negócios, era um carro muito afrente do que os que eles produziam na época. Deste momento em diante começou uma sabotagem contra Preston e sua empresa, infelizmente o poder financeiro ganhou a batalha e a Tucker Corporation foi fechada sendo produzido apenas cinqüenta e um tucker torpedo.
Dos cinqüenta e um Tucker produzidos quarenta e oito ainda sobrevivem sendo quarenta e cinco nos Estados Unidos, um no Museu Toyota no Japão, um na Inglaterra e o presente no MPAM, supostamente importado e utilizado pelo próprio Preston Tucker, que após o fechamento da Tucker Corporation veio ao Brasil com o objetivo de criar o primeiro carro nacional objetivo que foi levado até dezembro de 1956 quando veio a falecer por um câncer.
Para conhecer mais sobre o Tucker e Preston Tucker eu indico o filme Tucker – Um Homem e Seu Sonho, de Francis Ford Coppola, que retrata com certa fidelidade (exceto o final) a trajetória de Preston Tucker desde a idéia de criar um carro revolucionário ate a sua “derrota” nos tribunais americano.