Foi com orgulho que o Clube do Carro Antigo do Brasil juntamente com a ACCASC levaram a exposição sobre os 55 anos da Romi-Isetta, do Projeto Escola de Cultura, ao SENAI "Conde José Vicente de Azevedo" localizado no Ipiranga em São Paulo.
Cerca de 3.000 pessoas visitaram a Exposição que conta a história dos 55 anos da Romi-Isetta no Brasil. A Mostra conta um pouco da história do Veículo que começou a ser produzido no ano de 1953 pela empresa Italiana, Iso-Automoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos comerciais.
Em 1955, o projeto foi licenciado para a BMW, que substituiu o motor Iso 200cc por um BMW de 300cc, rebatizando o automóvel como BMW-Isetta e substituindo a logomarca original pelo giro de hélice da empresa alemã.
BMW Isetta 300 1959
A versão brasileira nasceu em 1955, pela fábrica Romi, e foi se ajustando aos poucos, com mudanças nos faróis, suspensão e, por fim, ganhando um novo motor. Mas sem perder suas características originais: porta frontal, banco único para duas pessoas, rodas pequenas, velocidade máxima de 85 km/h, 25 quilômetros com um litro de gasolina e 330 quilos distribuídos em 2,25 metros de comprimento por 1,40 de largura.
Romi-Isetta 1959
Ações Sociais e Culturais
A ACCASC é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações sociais para jovens que residem em áreas de vulnerabilidade. Seu principal objetivo é a Geração de Oportunidades de Educação, Cultura e Capacitação Profissional para estes jovens.
Nossos projetos culturais são itinerantes e baseados em apresentações de música, dança e exposição de artes plásticas dentro de um Ônibus Escolar Antigo denominado “Ônibus Escola de Cultura”. Através dos eventos Culturais o Clube do Carro Antigo e a ACCASC divulgam seus projetos sociais, conscientizando os cidadãos da importância e efetividade de projetos junto a jovens de baixa renda.
SENAI
A Escola SENAI "Conde José Vicente de Azevedo" é referência na educação profissional nas áreas automotiva e eletroeletrônica, constituindo-se na geração, adequação e transferência de tecnologia. O treinamento profissional do Senai se faz presente em parceriais com as principais empreas do setor automotivo do País.
Cursos Gratuítos para Jovens de Baixa RendaA Escola SENAI "Conde José Vicente de Azevedo" é referência na educação profissional nas áreas automotiva e eletroeletrônica, constituindo-se na geração, adequação e transferência de tecnologia. O treinamento profissional do Senai se faz presente em parceriais com as principais empreas do setor automotivo do País.
O Clube do Carro Antigo, a ACCASC e o Idort estão desenvolvendo, junto ao Senai, Cursos de Pintura e Funilaria para jovens de 18 a 24 anos. No primeiro semestre de 2012, serão oferecidas 24 Vagas sem nehum custo para os participantes e com vale transporte e alimentação incluídas.
Durante os Cursos de Pintura e Funilaria Regulares, realizados no Senai, o Clube do Carro Antigo do Brasil oferecerá, aos participantes, atividades semanais relativas ao antigomobilismo, como: palestras sobre a História do Automóvel, visitas a museus,exposições, acervo de colecionadores, ateliês de restauração além de outras atividades.
Serão também ministradas palestras sobre cidadania, responsabildade socio-ambiental, direitos e deveres do jovem, materias fundamentais na formação de profissionais de excelência.