sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SEGUNDO ANO DA CAMPANHA DO DIA DAS CRIANÇAS

Durante todo o feriado do dia das crianças os associados do Clube do Fusca e Autos Antigos de Rondônia tiveram uma agenda bem intensa. Logo cedo se encontraram na praça EFMM e partiram para a sede (residência do Presidente) fazendo uma carreata pelo centro da cidade, atraindo olhares e aplausos daqueles que viam passar os reluzentes besouros em estado impecável de conservação.
Pela manhã seguiram para a Zona Leste de Porto Velho para entregar alimentos, donativos e brinquedos para as crianças e famílias daquela região. Após almoço em confraternização de todo o grupo de amantes de carros antigos, durante a tarde os fusqueiros seguiram para a Zona Leste de Porto Velho para fazer a felicidade das crianças dos Bairros Areia Branca, Caladinho, Cidade do Lobo e Bom sucesso.
Os associados do Clube do Fusca e Autos antigos de Rondônia, além de fazer um pouco pelo social da cidade de Porto Velho, buscam com suas ações ressaltar a importância da solidariedade na vida em sociedade, sem visar qualquer ligação político-partidário, mas sobretudo voltar os olhos de toda comunidade portovelhense para o antigomobilismo e pelo cultura em resgatar a trajetória dos carros antigos, especialmente o querido besouro.
Mais uma vez os associados, querem agradecer a todos aquelas pessoas físicas e jurídicas que contribuiram para que o segundo ano da campanha do dia das crianças pudesse ser realizado. Que venha o terceriro ano. Abaixo algumas fotos do evento do dia das crianças:






quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Clube do Fusca fará entregas de donativos e brinquedos

O Clube do Fusca e Autos Antigos de Rondônia realiza pelo segundo ano a campanha "faça uma criança feliz", os antigosmobilistas farão as entregas dos donativos e brinquedos arrecadados no decorrer do feriado. Durante a manhã a concentração será as 8:00hs no mercado central em frente a EFMM, depois os amantes de carros antigos seguirão para fazer entrega na Zona Leste de Porto Velho.
Na parte da tarde, os associados farão as entregas nos bairros do Caladinho e Areia Branca, entregando brinquedos, alimentos e donativos para as crianças carentes da região Sul da cidade.
A Diretoria do Fuscaro quer agradecer as pessoas físicas e jurídicas que ajudaram o clube e as crinças, colaborando para que fosse possível a continuidade da campanha "faça uma criança feliz", são os seguintes os doadores:
Cota Ouro: Saga Volkswagen Veículos, Isaac Veículos, Via Pinheiro Veículos, Expedito Jr, Dr. João Kloss Jr., Dr Cleber Gonçalves Barbosa e Tiago (Porto Renault e Porto Nissan veículos).
Cota Prata: Veloz Comunicação, MA Turismo, Antonio Campanari, Fonseca Assis e Reis Advogados Associados.
Cota Bronze: Dr. José Almeida, Dr. Rodrigo Leventi, Dr. Herculano Martins Nacif, Halley Motel, Pompeu, Total Implantes Ortopédicos, Granja Ouro Fino, Ricardo Valmorbida, Manoel Veríssimo e Gladystone Leonello.
Agradecimentos a todos da imprensa, aos jornais, websites e televisão, que sempre nos apoiam nas campanhas e fazem grande cobertura dos nossos eventos.

REUNIÃO DO CLUBE HOJE 11-10-2012

A diretoria do Clube do Fusca e Autos Antigos de Rondônia informa a todos os associados que hoje dia (11/10) terá reunião na residência de nosso presidente "Grandão" a partir das 18:45hs para tratarmos de assuntos referente a logística e locais de entrega dos donativos no dia 12-10 (CAMPANHA DO DIA DAS CRIANÇAS).

A reunião terá como objetivo verificar quantos associados poderão participar efetiva e ativamente da campanha e ainda para arrumar todo o material arrecadado.

Esperamos todos os associados.

A Diretoria

sábado, 6 de outubro de 2012

Novo Fusca chega em novembro


Nova geração do Beetle resgatará nome de clássico nacional. Preço será divulgado no Salão de SP


Nova versão do Beetle sofreu adaptações para o mercado nacional e recebeu o nome Fusca (foto: Renata Viana de Carvalho/Autoesporte)
A suspeita já pairava no ar. Mas dia 25 de Setembro, a Volkswagen realizou evento em São Paulo para oficializar a nova geração do Beetle no Brasil. A novidade é que o compacto resgatará o nome de um dos maiores clássicos brasileiros: Fusca. O preço ainda não foi confirmado, mas o lançamento do compacto acontecerá no Salão do Automóvel, que abre as portas para o público no dia 24 de outubro. As vendas terão início na semana seguinte.
Com motor 2.0 TSI de 200 cavalos de potência, o modelo poderá ser equipado com câmbio automático DSG ou manual, ambos de seis marchas. Haverá diversas opções de cores internas e externas. O novo Fusca vai ter seu maior apelo na esportividade e virá importado do México - mais precisamente da fábrica de Puebla. Segundo a marca alemã, o modelo é capaz de chegar aos 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h.
Lançado no Salão de Xangai de 2011, o Beetle recebeu um tratamento especial da VW, que permitiu que o modelo fosse vendido em cada país com o seu "apelido" local. Por isso mesmo ele voltou a ser Fusca por aqui, Coccinelle na França e Maggiolino na Itália, entre outros.
No documento e na traseira, um só emblema: Fusca (foto: Renata Viana de Carvalho/Autoesporte)
Legado
Membros da Confraria do Fusca, presentes ao evento, aprovam o retorno do nome. "A silhueta é a mais próxima desde o surgimento do Beetle", diz Francisco Varca Júnior, dono de oito Fuscas, um Beetle e uma coleção de 1843 miniaturas de do ícone brasileiro. Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da Volkswagen, disse que o nome foi muito estudado e aprovado em clínicas. "Tem a ver com o carro, com a marca. Faz parte da história de vida de muitas pessoas", diz.  Para ele, o Fusca vai atingir todo o público que busca um carro de nicho, independentemente da idade. Quem busca esportividade e design.
O Fusca original começou a ser fabricado no Brasil em 1959 com o nome VW Sedan. Começou com índice de nacionalização de 54%, montado em São Bernardo do Campo (SP) com motor 1.200 de apenas 30 cavalos. Mas logo passou a ser oferecido em outras versões mais animadas, além de dar início a uma família da qual fizeram parte Sedan 1.600, TL e Brasília. Saiu de produção em 1986, mas em 1993 o simpático carrinho foi ressuscitado pelo então Presidente da República, Itamar Franco. Essa nova fase durou pouco, apenas até 1996, quando sua produção foi definitivamente encerrada.
Em 1997, a VW lançou nos EUA a nova geração do modelo. Batizada de New Beetle, a nova versão do carro foi vendida no Brasil sem utilizar seu nome nacional e teve até versão conversível. A produção seguiu até o início de 2011, quando a VW oficializou o novo Beetle, que abandonou o "New" de seu nome.


Versão norte-americana do New Bettle apresentada em abril do ano passado

O preço ainda não está definido, mas o novo Fusca -- que será importado do México (onde custa o equivalente a R$ 52.500 na configuração que vem ao Brasil), dentro da cota que permite a chegada sem o ônus do IPI elevado pago por importados de outras partes do mundo -- receberá o rótulo de modelo "premium", ao lado de Jetta TSI (com quem divide plataforma, motor 2.0 a gasolina com turbo e 200 cavalos de potência e câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas), Tiguan, Passat e Touareg. Assim, é certo que custará mais que os R$ 50 mil pedidos pelo agora velho New Beetle. Para comparar, o Jetta topo da gama citado acima custa R$ 83.500 aqui (e o equivalente a R$ 54 mil por lá).

Foto: diculgação

De início, haverá apenas uma configuração, a Sport, com rodas de 17 polegadas, teto solar elétrico panorâmico, spoilers, 15 LEDs em cada um dos faróis, interior bicolor e sistema de som especial (ainda não está se confirmado se haverá a opção de levar para casa o equipamento de alta definição que leva o nome da marca de guitarras Fender). Com este pacote, 4,27 metros de comprimento, 2,53 m de entre-eixos e tendo como rivais modelos chique/descolados, como Citroën DS3 (R$ 82.200), Audi A1 (de R$ 95 mil a R$ 115 mil) e Mini Cooper (de R$ 127.500 a R$ 140 mil), podemos apontar um patamar que vai de R$ 80 mil a R$ 100 mil para o preço do Fusca




Foto: diculgação


Foto: diculgação


Neymar posa entre o diretor de comunicação da VW André Senador e a atriz Guilhermina Guinle

fonte: Uolcarros e Uol
fonte: Autoesporte

Em 1960 o Brasil Possuía uma Frota de Mais de 480 mil Automóveis

Em 1960 o Brasil Possuía uma Frota de Mais de 480 mil Automóveis.

Em 1960 o Brasil Possuía uma Frota de Mais de 480 mil Automóveis.
Vale do Anhangabaú no centro da cidade de São Paulo em 1960
Dados publicados na primeira edição da revista Quatro Rodas, em agosto de 1960, davam conta que a frota brasileira chegava a mais de 480 mil automóveis e a mundial em torno de 90,5 milhões. Segundo a revista brasileira estes dados foram extraídos de estatísticas análogas publicadas na revista “The American Automobile” em 1958 e 1959.

Capa da primeira edição da revista Quatro Rodas ( Agosto de 1960)
Neste mesmo ano a produção mundial de automóveis alcançou níveis recordes, pularam de 8 para 11  milhões de unidades.
De acordo com estes dados, os Estados Unidos possuíam mais de 64% da frota mundial, disparada a maior do mundo com 58, 3 milhões de unidades, seguidos por Grã Bretanha, França e Canadá com 4,9 - 4,1 e 3,95  milhões respectivamente.
Curiosamente a Austrália contava com cerca de 2 milhões de unidades, mais que Itália (1,6 milhões) e Suécia (1,12 milhões).
O Brasil possuía a segunda maior frota das Américas, México e Argentina, com 410 e 380 mil, vinham em terceiro e quarto lugares.


Frota de automóveis no Mundo, fonte: revista Quatro  Rodas (Agosto de 1960)

Panorama Brasileiro
No final da década de 50 e início da década de 60 as estradas federais brasileiras se multiplicavam. Fábricas de veículos brotavam, pelo País, em quinze anos (de 1945 a 1960) o número de automóveis e  caminhões aumentaram em quase 500% e o de ônibus mais de 700%.
De 1960 para cá a frota de veículos aumentou de 1,01 para 64,8 Milhões 
(fonte: Denatran - dez/ 2010). Nos Estados Unidos, a maior frota do mundo, o número de veículos no início de 2010 chegou a 246 milhões de unidades (fonte: Earth Policy Institute  – jan/ 2010)

Tráfego intenso em uma Rua do Rio de Janeiro no início da década de 60, fonte: revista Quatro  Rodas (Agosto de 1960)


Estatísticas de estradas e veículos (décadas de 50 e 60), fonte: revista Quatro  Rodas (Agosto de 2010)

Os 50 anos da Revista Quatro Rodas
A Quatro Rodas é a mais tradicional revista de automóveis do Brasil, sua primeira edição foi publicada em agosto de 1960.
Em comemoração aos seus 50 anos de existência, desde o ano passado, disponibilizou na internet um acervo digital para consulta de todas as edições da revista desde a sua primeira edição.
Anúncios da Época
fonte: revista Quatro  Rodas (Agosto de 1960)






Publicado em: 21/2/2011
Fonte: Fred Sinclair – Redação CCA

Lamborghini Miura – O Primeiro Super Carro (1966 a 1973)

Lamborghini Miura – O Primeiro Super Carro (1966 a 1973)

Lamborghini Miura – O Primeiro Super Carro (1966 a 1973) Lamborghini Miura P400 S (1967)

Lançado em 1966 o Lamborghini Miura foi o primeiro carro de rua a ter o motor posicionado transversalmente em seu centro. Assim pensado para melhorar sua estabilidade e dirigibilidade, trazendo ao motorista comum a sensação de estar pilotando um verdadeiro carro de corrida.
Com o Miura, a Lamborghini inventou a categoria de carros hoje conhecida como super-esportivos. Design assinado pelo estúdio Bertone que lhe conferiu o status de super-carro: elegante, clássico e esportivo ao mesmo tempo.
Equipado com um motor V12 4L e potência de 385 cavalos o que lhe proporcionava aceleração de 0 a 100 em 6 segundos.
O Miura, assim como vários outros modelos da Lamborghini, tem seu nome relacionado à touros, uma grande paixão de seu fundador: Ferruchio Lamborghini.

Seus  modelos foram produzidos entre 1966 e 1972, o P400 produzido de 1966 a 1969, P400 S de 1969 a 1971 e P400SV de 1971 a 1972. Dois modelos fora de série também foram fabricados, o P400 Jota seguindo especificações da FIA, e a única unidade fabricada queimou-se na estrada de Bríxia. Atendendo encomendas baseadas no P400 J, mais 5 exemplares chamados de P400 SV/J foram construídos, 2 totalmente novos e três convertidos à partir
de SVs, todas as 5 existem até hoje.
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 (1966)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 S (1967)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 S (1967)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 S (1969)
Vendido em 2006 na exposição Monterey Sports & Classic Cars em Monterey/ Califôrnia pela empresa de leilões Russo e Steele por US$ 206.800,00.
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 S (1969)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 S (1969)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 S (1970)
Exemplar apresentado na exposição Monterey Sports & Classic Cars, em Monterey, Califórnia  em 2007, por um valor estimado entre US$ 350.000,00 e US$ 450.000,00 Vendido pela RM Auctions pelo valor de US$ 473.000,00
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 S (1970)
Motor de alumínio de 4 litros, V12 com 370 cavalos de potência. Carburadores, Câmbio de 5 Marchas Manual e freios à disco nas 4 rodas.
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1971)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1971)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1971)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1972)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1972)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1972)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1972)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1972)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1972)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1972)
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1973). Pouco mais de 750 unidades produzidas
Lamborghini Miura
Lamborghini Miura P400 SV (1973).
Publicado em: 1/10/2012
Fonte: Fred Sinclair - Redação CCA

NA QUARTA TEM REUNIÃO PARA RECOLHIMENTO DAS DOAÇÕES

Ficou definido pelos participantes da reunião deste sábado, que na próxima quarta-feira (10/10) a partir das 19:00hs na residência do Presidente Gladystone (Grandão) os associados do clube do Fusca e Autos Antigos terão que levar os valores recebidos de doação e dos donativos (alimentos, roupas e brinquedos) para que seja analisado o que foi recebido.

A partir dessa reunião de quarta-feira é que os associados do Clube do Fusca irão direcionar os donativos para os locais onde serão feitas as doações, locais esses que já estão previamente cadastrados.

A diretoria espera que todos os associados se façam presentes nessa reunião, pois precisamos fortalecer a campanha do dia das crianças, nessa reta final, até porque precisamos fazer algumas crianças felizes.

Mais uma vez segue abaixo o mapa da residência do Presidente do FUSCARO: